terça-feira, 21 de novembro de 2017

Síntese do filme "Suicide Room"

"Suicide Room":

O filme "Suicide Room", relata-nos o percurso marcado pelas consequências do Bullying, de um jovem (personagem principal), cujo nome era Dominik. Por ser introvertido  e ter uma preferência sexual e gostos pessoais diferentes, a personagem não era, nem nunca fora, integrada no meio social da sua escola.

O jovem mostrara desde sempre uma pequena paixoneta por um dos seus colegas de turma (pensando ser recíproco), também seu colega nas lições de Judo. O evento traumático que irá dar origem ao desenlace do filme, acontece numa dessas aulas de Judo, onde numa demonstração de combate, Dominik ejacula-se involuntariamente sobre Aleksander. Este acontecimento, torna-se rapidamente, conhecimento geral pelos restantes colegas não só de turma, mas também de escola.

Dominic passa então a ser alvo principal de chacota. Este facto, leva a que a personagem principal se torne cada vez mais isolada do mundo exterior, nomeadamente dos seus pais e grupo de pares, procurando refúgio no mundo virtual denominado "Suicide Room". Neste mundo, Dominik conhece outra pessoa com características sociais idênticas á sua: Sylvia, uma rapariga igualmente afetada pelas clausuras do Bullying: não saía de casa há mais de 3 anos e pretendia suicidar-se através do recurso aos medicamentos (sendo esse o seu sonho), que lhe viriam a ser fornecidos por Dominic (contrariamente á sua vontade), nas suas consultas com a psicóloga (última tentativa de salvação dos pais da personagem principal). Entre ambas as personagens estabelece-se uma relação de empatia e atração, resultante do sentimento de mutualidade e igualdade entre ambos, por enfrentarem situações sociais idênticas. Esta relação irá modificar de forma ainda mais negativa o comportamento de Dominik (recusa qualquer contacto com o social, vivendo de mãos dadas com a Depressão)

Outro dos momentos decisivos e importantes da narrativa, é iniciado quando Dominic obtém os comprimidos. Após ter-lhe sido desligada a conexão com a Internet, a personagem desloca-se até a um bar, onde supostamente se iria encontrar com Sylvia. O encontro não chega a ser sucedido, e num momento de total desespero, Dominik ingere os medicamentos, pondo fim á sua vida. Apesar do caráter trágico, é o acontecimento que irá levar a uma mudança na vida de Sylvia. Esta, é noticiada da morte de Dominik através da mãe Beata que entra no jogo fazendo um agradecimento final aos restantes membros do "Suicide Room", por terem acompanho Dominik nos seus últimos meses de vida e constituírem assim a sua verdadeira família. 

O suicídio fatídico, suscita o sentimento de culpa em Sylvia, que finalmente sai para o meio social, passados anos. Marca-se então o final do isolamento de Sylvia.

Este filme alerta-nos para a consciencialização do impacto psicológico e permanente dos atos de violência intencionais e repetidos. Para evitar casos como o de Dominik e Sylvia, é extremamente crucial prevenir as situações de Bullying nos diversos locais sociais e propagar ás vítimas as soluções que dispõem. Tudo começa com as palavras e tudo pode terminar com as ações. 

Imagem relacionadaResultado de imagem para SUICIDE ROOM



Sem comentários:

Enviar um comentário