domingo, 29 de outubro de 2017

Apreciação Critica do filme "Capitão Fantástico"

     O filme fala sobre um casal, Ben e Leslie, que, após terem vivido no dito "Mundo Normal", decidem que este não é o melhor para criar os seus filhos, e portanto acabam por mudar-se para uma zona com pouca intervenção humana, o estado selvagem ( que em vida real é baseado no Deception Pass State Park, Washington ).
     No estado selvagem decidem fazer com que os filhos tenham uma educação com base no estado físico e emocional, parecido com os primórdios da raça humana, e bastante fora do contexto do capitalismo e do modo de vida Americano. O casal também lhes ensina métodos de sobrevivência, filosofia (como é o caso da filosofia de Noam Chomsky) e matemática (mais a área de Física).
     Porém, apesar de tudo correr bem, a família mais tarde, descobre que a mãe ( Leslie ) sofre de um distúrbio psicológico, o Bipolarismo; e Ben, sendo o pai da família e sem meios de a tratar, decide mandar a mulher para o hospital a fim de ser vigiada. É com tamanha tristeza que eles descobrem que Leslie se tinha suicidado no hospital um tempo mais tarde.
     A partir deste evento, os filhos decidem, muito contra a vontade do pai, ir ao funeral da mãe, pondo de parte as ameaças do avô de os retirar caso eles apareçam. Eles acabam por ir e, a partir desta decisão, embarcam numa aventura pelos Estados Unidos.
   
     Na minha opinião achei o filme bem feito, com temáticas que não são muito abordadas no cinema, o elenco também é bom, misturando pessoas muito famosas (como Viggo Mortensen, personagem do Senhor dos Anéis) com outras que, possivelmente não se fala muito, como é o caso de Trin Miller (que faz de Leslie).
     A parte que mais gostei foi quando a familia decide, contra à vontade do avô, ir ao funeral de Leslie, pondo o publico a testemunhar as crianças (que nunca tinham visto a sociedade) na sua perspetiva, o que achei hilariante, pois como o mundo delas era a floresta, eles nunca tinham visto, por exemplo, um obeso (Bodevan poderá ter visto a sociedade como ela é, pois ele visitava a biblioteca com a mãe).
     E com isto termino o trabalho.

Resultado de imagem para deception pass state park
       Deception Pass State Park, um dos sítios onde foi filmado o filme.

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Apreciação Crítica do filme " Capitão Fantástico"


Filme "Capitão Fantástico"


Diretor: Matt Ross 
Ano de lançamento: 2016
Género: Comédia/Drama
Duração: 118 minutos


Resultado de imagem para capitao fantastico




 "Captain Fantastic", é um filme de comédia-drama de 2016 dirigido e escrito por Matt Ross. É protagonizado por Viggo Mortensen, e conta a história de uma família forçada a reintegrar-se na sociedade após uma década isolados.
 Na floresta do estado de Washington, um pai cria os seus seis filhos longe da civilização, numa rígida rotina de aventuras. Esta família é forçada a abandonar o seu querido paraíso, devido à morte da Esposa e Mãe. 
  A partir desse momento, a jornada para o mundo exterior passa a ser desafiante para esta família, pois a maneira de eles viverem será completamente diferente daquilo que estão habituados e foram ensinados. Daí o papel de pai é colocado à prova, o que dá a entender que falhou para com os seus filhos.
  Na minha opinião, este filme é o verdadeiro cúmulo da coragem e bravura familiar. Para além deste aspeto, creio que este retrata perfeitamente o preconceito da sociedade ao receber "no seu mundo" aqueles que vivem daquilo que a natureza lhes dá.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

lições 23 e 24 - 23 and 24 sessions - 2017-10-26

Correção dos exercicios das páginas 54 e 55. Introdução ao estudo da cultura.

Resultado de imagem para culture in sociology

Introduction to the study of culture.

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

folheto projeto Snider

folheto



Apreciação critica do filme "Capitão Fantástico"




Aprecição critica do filme capitão fantástico


Ano de Lançamento:2016
Genéro:Comédia e Drama 
Duração:118min 
Diretor: Matt Ross

                             Capitão Fantástico 
O filme retrata a historia de uma falimia composta por um pai e seis filhos, a mãe está no hospital e morre. Até aqui parece normal mas não é, eles vivem na floresta como animais, vivem do que a terra lhes dá.

Na minha opinião a forma do homem criar os filhos não estava 100% correta, pois eles não iam á escola, mas liam muitos livros o que achei bem, ao não irem á escola as crianças não conviviam com outras pessoas, elas caçavam animais para comer, lutavam e escalavam com pouca segurança, no final do filme eles aprenderam a viver com a harmonia dos dois mundos. Alimentos da natureza e auto-defesa ao mesmo tempo que iam para a escola e tinham uma vida normal como todas as crianças.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

lições 21 e 22 - 21 and 22 sessions -2017-10-24

Sumário /summary : Metodologia em ciências sociais. Entrevista questionário

Resultado de imagem para Methodology in social sciences. Interview questionnaire

 Methodology in social sciences. Interview questionnaire

segunda-feira, 23 de outubro de 2017

lições 19 e 20 ( 19 and 20 sessions ) - 2017-10-20

Sumário /Summary : Os alunos foram a uma visita de estudo a Sintra.

Resultado de imagem para The students went on a study visit to Sintra.

The students went on a study visit to Sintra.

lições 17 e 18 ( 17 and 18 sessions) - 2017-10-17

Sumário/Summary : Correção da página 31. Etapas de investigação em sociologia .

Imagem relacionada

Correction of page 31. Stages of investigation in sociology.

domingo, 22 de outubro de 2017

Opinião do filme Capitão Fantástico


Opinião do Filme “Capitão Fantástico”



 Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Data de lançamento: 11 de agosto de 2016 (Rússia)
Direção: Matt Ross
Género: Drama/Comédia 
Duração: 1h 58m


Eu considerei o filme Capitão Fantástico, uma obra cinematográfica bastante interessante e capaz de levantar várias questões interessantes que, logicamente cada ser humano vai dar uma resposta diferente, tais como: O que é ter qualidade de vida? O que é ter uma família, dita normal?, entre outras.
Embora eu não concorde com o facto de Bem, o pai desta família que vive numa floresta, queria educar ele próprio os seus filhos e os prive de uma série de coisas que um jovem que tem uma educação e uma família convencionais consideram perfeitamente normal, como por exemplo, experimentar um refrigerante como a Coca Cola. Ou como o facto de as crianças só terem contacto com o pai (sendo o único adulto que vivia com eles), o que fazia com que as opiniões das crianças fossem formuladas com base na opinião dele e quando era opiniões divergentes ele discuta-as de modo a que a opinião do filho ou da filha mudasse para que fosse de encontro à dele. Relativamente à educação dos seus filhos, também não concordei com o facto de ele ter tentado impedir que o seu filho mais velho, o Bo, fosse para uma das universidades em que foi aceite.
Por outro lado o filme também nos mostra que tudo o que o Ben fazia, era feito pelo amor que ele tinha aos filhos e pelo medo que ele tinha de os perder. Embora essa “estranha” forma de amar tenha levado a sua mulher à loucura, ele continuou a amar os seus filhos da mesma forma até reconhecer as consequências dos seus atos e por fim dar uma reviravolta à sua vida e recomeçar a sua vida do 0, com uma casa “normal”, com os seus filhos numa escola normal, sendo que ele já não era o seu professor e com contacto ao resto da sua família.

Se eu tivesse de avaliar este filme numa escala de 0 a 5 estrelas, daria-lhe 3.5 estrelas, não porque tenha sido mau, mas porque não é o meu estilo de filme embora reconheça os seus pontos positivos.

Resultado de imagem para captain fantastic indicações


quinta-feira, 12 de outubro de 2017

logotipos Projeto Snider








lições 15 e 16 ( 15 and 16 sessions ) -2017-10-12

Sumário/Summary :

A génese da sociologia. Os factos sociais: relatividade, exterioridade e coercividade. O senso comum e o conhecimento cientifico.
Exercicios das páginas 30 e 31.

The genesis of sociology. The social facts: relativity, exteriority and coercivity. Common sense and scientific knowledge.
Exercises on pages 30 and 31.
Imagem :  aqui


quarta-feira, 11 de outubro de 2017

Apreciação critica sobre o filme"capitão fantástico"

Capitão Fantástico

Resumo do filme: Há já dez anos que Ben e Leslie vivem nas florestas selvagens do Pacífico Norte com os seus seis filhos menores. Separados do resto do mundo, decidiram criar ali um paraíso onde as crianças pudessem crescer livres e em total harmonia com a Natureza. Guiados pelos próprios pais, cada uma delas recebe uma educação exigente onde nada é deixado ao acaso, desde a arte, literatura, matemática, exercício físico ou técnicas de sobrevivência. Um dia, Leslie é hospitalizada e acaba por morrer. Ben obrigado a deixar a floresta e regressar à civilização para a cerimónia fúnebre da mulher, Ben vai descobrir que, ao educar os filhos daquele modo tão peculiar, acabou por criar um fosso entre eles e os outros. Assim, à medida que todos se tentam adaptar a uma nova realidade, este pai vê-se obrigado a reavaliar as decisões que antes considerara absolutamente acertadas.

Realizador e Produtor: Matt Ross.

Critica sobre o filme: Para mim este filme foi bem estruturado pois retrata uma família que vagueia pelas florestas e que se sustenta a base do que a terra oferece.
Ben, ensina os filhos em casa, é apologista de uma educação feita a partir de casa, o que por vezes mete a frente os seus interesses invés de por os interesses dos filhos também, pois ele nem considerava os interesses dos filhos ele achava que as decisões e os interesses que ele tomava eram os mais acertados, o que fez com que a mulher a Leslie falece-se.
Ben deveria ter repensado as suas ações sempre, ele afastou-se da família para seguir os seus adiais.
Do ponto vista ética o filme esta bem estruturado, pois nos conseguimos viver o filme conseguimos entender a ética do filme o que ele retrata.

Ao longo do filme conseguimos ver tanto a maneira de pensar do Ben como a do Sogro que só queria o melhor para os netos.




Resultado de imagem para capitao fantastico



fonte : cinecartaz.publico.pt/Filme/363839_capitao-fantastico ( prof leonor alves)

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Apreciação crítica do filme "Capitão Fantástico"


                         "Capitão fantástico"


 Resumo:  Este filme conta-nos a história de um casal (Ben e Leslie) e os seus seis filhos. Estes pais educaram os seus filhos de uma maneira completamente diferente, decidem optar por um estilo de vida completamente invulgar. Ben e Leslie isolados da vida urbana, ensinam aos seus filhos maneiras de sobrevivência, o uso de armas e tudo o que seja preciso para uma vida na floresta.
    Após a morte da mãe estas crianças  viram-se obrigadas a encarar uma outra realidade, pois tiveram que ir a cidade para comparecer ao funeral da mãe.
    No dia do funeral encontram-se com o avô materno que discordava completamente com o estilo de vida que eles levavam e com a educação que lhes foi dada, querendo assim a custodia dos meninos. Esta situação pôs o Ben a pensar na educação que proporcionou as crianças ao longo daquele tempo e realmente percebeu que por mais que ele os afastasse da vida citadina eles precisavam de certos hábitos e de se inserir naquela sociedade, não totalmente, mas haviam coisas de que eles precisavam como ir a escola e saber comportar-se perante outras crianças.


Apreciação crítica:  Achei este filme muito interessante, porque por mais que as pessoas de fora vissem o estilo de vida destas crianças como algo absurdo, para estes pais era a maneira mais correta de os excluir da sociedade de hoje em dia, onde são todos iguais, onde cumprem todos as mesmas regras , onde todos se vestem da mesma maneira , onde todos agem da mesma maneira e onde existe pessoas más e materialistas. Estes pais só estava à procura de uma vida mais autónoma, uma vida mais livre de certo modo. Não acho que tenha sido uma decisão má dos pais, porque com certeza estas crianças aprenderam coisas muito importantes que a maioria das crianças não é capaz de fazer. É um filme que serve de reflexão. Gostei muito e com certeza recomendarei. 



Póster, Projeto SNIDer


Projeto "SNIDeR"



Logótipo:





Poster:









Folheto:




Logotipo, Projeto SNIDeR


Folheto do Projeto



Projeto SNIDeR


Projeto Snider


Poster Projeto Snider


Projeto SNIDeR


Projeto SNIDeR

⇒ Poster:







⇒ Folheto (frente e verso):









⇒ Logo:


Tag clouds with shapes

programa aqui

lições 13 e 14 (13 and 14 sessions) 10-10-2017

Sumário/summary : conclusão e postagens no blog , de trabalhos relativos ao projeto snider


conclusion and blog posts, of work related to the snider project
Resultado de imagem para conclusion and blog posts, of work related to the snider project

Resultado de imagem para conclusion and blog posts, of work related to the snider project


Projeto SNIDeR

Poster:


Folhetos:




Logótipos:




Poster do Projeto "SNIDeR"



segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Análise do filme «Capitão Fantástico»

Título Original: "Captain Fantastic"                
Classificação: M/14
Diretor: Matt Ross
Género: Comédia Dramática
Origem: EUA
Duração: 118 min

Fazendo uma pequena introdução, pode dizer-se que Ben e a sua esposa Leslie idealizaram preparar os seus seis filhos da melhor forma possível, para lidarem com uma vida longe dos padrões de vida dos citadinos. Ensinaram-lhes técnicas de sobrevivência e de luta de modo a demonstrar-lhes o valor de conhecerem a origem do que consomem. Para além disso, ensinaram os seus filhos a pensar pela sua própria cabeça e argumentar cada pensamento e teoria. Contudo, não lhes ensinaram a importância de viver em sociedade.
Entendo perfeitamente a forma crítica do filme que pretende demonstrar a realidade das cidades e o seu consumismo e padrão de vida sem reflexão.
Contudo, apesar de parecer bonita a ideia de procurar uma sociedade alternativa, não acredito que alguém se realize sozinho ou de forma isolada.  Eu sou a pessoa indicada para comentar este assunto pois moro num local completamente isolado, onde a única casa é a minha. Não tenho vizinhos e sinto que se não fosse á escola ou não tivesse qualquer outra forma de convivência com outras pessoas não seria tão feliz como sou. Defendo que o contacto com os outros contribuí para a nossa aprendizagem constante que é a vida.
O filme está bastante bem conseguido e aborda temas com grande relevância. O único ponto que não apreciei e talvez mudasse no filme foi quando Leslie faleceu, penso que Ben tenha levado o acontecimento de uma forma ‘demasiado’ natural. O bom deste filme que vimos na aula é que são expostos argumentos de uma forma extremamente interessante e questionável por muitos.
O  filme termina demonstrando que os extremos não nos servem de nada. Tanto que no final Ben acaba por ceder ligeiramente ao estilo de vida que eles haviam levado e percebe a importância de não isolar os filhos na educação que ele acredita ser a certa. Compreende por fim, que eles precisam de estar integrados na sociedade e é isso que acaba por acontecer. Na minha opinião, certamente que irão muito bem preparados para enfrentar a vida e conseguem pensar por conta própria, mas agora estão mais abertos a aprender também com os outros. O equilíbrio é sempre a resposta.

Apreciação crítica do filme ''Capitão Fantástico''

Título: Capitão Fantástico
Género: Comédia Dramática

Na minha opinião achei este filme interessante, pelo facto de ser um filme excêntrico. Neste filme podemos ver que Ben e os seus seis filhos vivem na floresta e por isso vivem daquilo que a natureza lhes oferece; eles são educados pelos próprios pais, sem recurso a qualquer escola, onde mostram saber mais do que a maioria dos outros adolescentes.
Quando recebem a notícia de que Leslie, a mãe, tinha morrido, os filhos tentam convencer o pai a ir ao funeral, porém, o sogro não o queria lá. Os sete acabam por aparecer no funeral para realizar o desejo de Leslie, que era ser cremada sem qualquer tipo de cerimónia uma vez que ela era budista, mas os pais não aceitam tal decisão.
No decorrer do filme, Ben percebe que educar os filhos daquele modo tão único e diferente, acaba por criar uma espécie de barreira entre eles e os outros. Enquanto estes se tentam adaptar a uma nova realidade, Ben vê-se na obrigação de mudar e tomar novas decisões como por exemplo deixar o seu filho Bo ir para a Universidade.
Para mim, o aspeto positivo foi o facto de, apesar de tudo, existir uma grande união entre Ben e os filhos; o aspeto negativo foi os pais da Leslie não terem aceite o seu estilo de vida.


Aprecição critica do filme capitão fantástico




Diretor: Matt Ross
Ano de Lançamento:2016
Genéro:Comédia e Drama 
Duração:118min     





                                           
                                          Capitão Fantástico 


Este filme conta a história de uma família que vive  numa floresta, onde a personagem principal Ben cria seus filhos Bo, Vespeyr, Rellian, Zaja, Kielyr e Nai como se fossem selvagens e de uma  forma eficaz.
Após a morte da mãe das crianças eles foram para a cidade,onde, foram forçadas a reintegrarem na sociedade após uma década passada na floresta isolados do mundo .
Os avós materno das crianças enfrentam Ben dizendo que ele não dava educação certa aos seus netos  e pede lhe a custódia dos netos e este,  cai  na realidade e deixa os seus filhos com os avós e parti sozinho, Porém um milagre aconteceu quando Ben se encontrava a volta da fogueira, pois, de repente os seus seis filhos saíram dentro do steve  e realizam o desejo da mãe .
Mais tarde todos conseguiram ter uma vida normal e realizam os seus sonhos
Ao meu ver este filme mostra-nos uma perspectiva de uma educação que vai romper os padrões estabelecido pela sociedade e que, nos levará a pensar sobre o quão a educação é  importante nas nossas vidas.Pois, eu acho também que a educação que este pai da aos seus filhos não é de tudo pior porque pelo que eu vi eles estavam preparados para enfrentar qualquer situação do dia a dia, pois, eram muito mais inteligentes do que aqueles que tinham uma vida digamos "normal" e daqueles que andavam numa escola.
Este filme também me despertou aspectos negativos quando o próprio avó das crianças  proibiu a eles e ao genro de ir ao funeral da filha  ameaçando a personagem principal de o colocar na prisão, isto, para mim é um absurdo e patético porque família é família mesmo que este seja  pobre, rico, anormal ou um idiota, pois, no momento como este deveriam estar todos juntos .






























Apreciação crítica do filme "O Capitão Fantástico"





   Género: Comédia, Drama, Romance
   Realizador: Matt Ross
   Elenco: Viggo Mortensen, George MacKay, Samantha Isler e Annalise Basso


O filme mostra o trabalho minucioso de um pai dedicado que tenta criar os seus seis filhos fora da civilização moderna e mais próximos daquilo que a natureza lhes oferece. Este segue uma educação rigorosa, ensinando-os a viver de uma determinada forma e com um único objetivo que é o de evoluí-los, quer a nível físico como intelectual. Eu gostei imenso do filme, pois mostra as adversidades que a nossa vida pode sofrer e no caso desta família, viram-se obrigados a abandonar o seu estilo de vida e a regressar à dita civilização, enfrentando todos as dificuldades que a mudança provoca em cada um deles. O filme retrata que apesar desta família ter um estilo de vida diferente e de não serem aceites da pela sociedade, esta acaba por ser uma história verdadeira de como podemos enfrentar os problemas sociais e sermos felizes mesmo contra a vontade dos outros. Concluo assim que este é um bom filme pois mostra-nos que podemos ir contra os ideias estabelecidos pela sociedade desde que seja para nosso bem e que não interfiramos com o estilo de vida daqueles que nos rodeiam.

domingo, 8 de outubro de 2017

Critica sobre o filme ''Capitão Fantástico''

Nome do filme: Capitão Fantástico

Género: Comédia dramática



Este filme é composto essencialmente pelo pai, Ben, e pelos seus seis filhos. Logo aí há um aspeto a salientar, todos eles têm personalidades diferentes e nomes fora do comum, escolhidos especialmente pelos seus pais, Ben e Leslie.
Capitão Fantástico” mostra os laços e a união duma família que mostra que por mais obstáculos existentes, o amor consegue e supera sempre tudo.
O filme tem muitos aspetos positivos, como a história em si, a parte mais cómica, as personagens e os ideais da família, a forma como crescem e são educados de maneira diferente e mais “primitiva”, rodeados pela Natureza e pelo que esta lhes oferece. Os valores transmitidos, a cultura e especialmente a ligação entre eles cativam imenso quem está a assistir. 

Porém, o filme também tem momentos confusos como a morte da mãe, Leslie, que na minha opinião, tão pouco ofereceu ao filme e a parte em que as crianças aparecem do nada na carrinha, mas no geral é um bom filme e penso que tem um bom fundamento, uma história bonita que se completa com um final ainda melhor.