segunda-feira, 4 de junho de 2018

Movimento feminista

                                                 Movimento feminista



Movimento Feminista é um conjunto de movimentos políticos, sociais, ideológicas  que tem como objectivo lutar contra todas as formas de opressão exercidas sobre as mulheres e pela igualdades entre os géneros.

História 

o movimento feminista dividi-se em 3 fases, pois a primeira fase ocorreu no século XIX e no inicio do século XX, a segunda fase ocorreu nas décadas de 1960 e 1970 a terceira fase na década de 1990 até actualidade. O feminismo alterou principalmente perspectivas predominantes em diversas áreas da sociedade ocidental, que vão da cultura ao direito.As activistas femininas fizeram campanhas pelos direitos legais das mulheres (direitos de contrato, direitos de propriedade, direito ao voto), pelo direito da mulher à sua autonomia e à integridade de seu corpo, pelos direitos ao aborto e pelos direitos reprodutivos (incluindo o acesso à contracepção e a cuidados pré-natais de qualidade), pela protecção de mulheres contra a violência doméstica,assédio sexual e o estupro, pelos direitos trabalhistas, incluindo a licença-maternidade e salários iguais, e todas as outras formas de discriminação.





Movimento Feminista na América Latina


Na América Latina, as revoluções trouxeram mudanças no estatuto das mulheres em países como a Nicarágua, onde a ideologia feminista durante Revolução Sandinista foi auxiliada, mas ficou aquém de alcançar uma mudança social e ideológica real na sociedade.        

 A teoria feminista latino americana preservou sua autonomia com relação às ideologias dos partidos políticos e do próprio Estado, demandando a integração das mulheres nos processos económicos de produção e de formação de dirigentes.

   A militância feminista no continente transitou e ainda transita no sentido de uma luta      emancipatório, seja pela afirmação da essencial diferença positiva das mulheres em relação ao mundo dos homens, seja pela teoria dos géneros.
A trajectória foi marcada pela reivindicação das mulheres no México e Brasil, nos anos 30, ao direito ao voto e à cidadania activa; pelas manifestações na Colômbia, em 1912, a favor dos direitos civis da mulher casada; e pela demanda judicial, no Equador, em 1928, em prol da extensão dos direitos políticos à mulher.
Os anos 70 foram determinantes para a construção da mulher e sua busca por valores humanísticos. Marcaram o desmascaramento do patriarcalismo e da superioridade masculina.





Sem comentários:

Enviar um comentário